DICAS DE ILUMINAÇÃO

/ / Sem categoria

Você já parou para pensar o quanto a luz muda sua casa?

Um bom projeto na hora de construir ou reformar é fundamental para valorizar o ambiente e ainda transmitir as sensações corretas em cada ambiente da casa, como conforto e clareza. E quando utilizamos lâmpadas especiais e eficientes, nos locais corretos, o resultado final é ainda mais satisfatório e fazem toda a diferença.
Para definir quantas e quais luminárias usar, onde devem ficar, a proporção com relação ao espaço, a temperatura da luz e a lâmpada ideal para cada caso é imprescindível contar com a ajuda de um profissional especializado. Muitas pessoas erram em colocar muitos pontos de iluminação e do uso inapropriado de peças e tipos de lâmpadas. Por isso um profissional que entende de luminotécnica será capaz de aliar o uso com a eficiência de cada produto, reduzindo a quantidade de pontos de luz e, trazendo mais economia para o cliente.
O projeto luminotécnico deve ser o primeiro a ser feito no início para facilitar a execução e ainda evitar gastos excessivos.

Nesse projeto dessa sala usamos iluminação indireta fazendo uma sanca iluminada acima da mesa de jantar e spots focando nos quadros com vegetação. Uma boa iluminação em cima da mesa de jantar é essencial, por isso é recomendável o uso de um pendente. Em mesas retangulares muito compridas, pode ser necessária a instalação de pontos auxiliares nas laterais, pois o lustre geralmente tem foco mais direto no centro da mesa.
Nesse projeto também utilizamos a sanca iluminada como iluminação principal, mostrando que também podemos usa-la em cozinhas. Neste local, a iluminação tem de ser geral, eficiente e bem clara. Podemos ousar numa sanca iluminada, porém com luz branca para deixar o ambiente bem claro. Uma dica importante é iluminar bem as bancadas de trabalho: para isso, pode-se acrescentar pontos de luz com foco. Outra dica é utilizar fitas de LED embaixo dos armários.
Esse quarto utilizamos a iluminação direta e indireta. A indireta em todo painel ao redor do quarto e spots com foco nas laterais da cama deixando o ambiente bem acolhedor. Um projeto clássico também pode ser ousado.

Na hora de pendurar os lustres e pendentes deve-se atentar na altura que deve ser colocado em relação ao tampo da mesa. A altura pode variar entre 70 e 90 cm. Se optar por medir direto do piso, o ideal é que o lustre fique na altura entre 1,60 e 1,70 m.
Em se tratando de arandelas, depende muito do modelo, tamanho e local onde serão
instaladas. De modo geral, devem ser instaladas em uma altura de 1,80 a 1,90 m do piso e o ideal é que as arandelas de luz indireta fiquem em torno de 60 cm a partir do forro e as decorativas a cerca de 1,80 m do piso.
Não há uma regra quanto ao tamanho. O importante é que seja proporcional ao cômodo e à altura do pé-direito. Também é necessário ter a quantidade de luz apropriada, e isso pode ser feito com luminárias de vários tamanhos.

A iluminação feita com spots é ideal para criar uma luz mais direcionada em algo que você tem a intenção de destacar. Vale dizer que a iluminação com spots não é indicada para ambientes onde seja necessária uma luz difusa, já que, na maioria, é utilizado lâmpada de foco.
O dimmer é um dispositivo usado para variar a intensidade da luz. Hoje em dia, é possível usá-lo em 90% das lâmpadas do mercado. 

Luz branca ou luz amarela? Uma dúvida comum na hora de pensar na iluminação de casa. Para responder a essa questão é preciso saber quais sensações a pessoa quer despertar no espaço. É comum optar por lâmpadas com temperatura de cor quente para áreas íntimas e sociais e por lâmpadas com temperatura de cor fria para áreas de trabalho e cozinha.

A iluminação é um fator decisivo para o conforto e beleza de uma casa! E iluminação é tudo use e abuse dela!! Segue abaixo algumas idéias de iluminação em variados ambientes:

A Iluminação acima foi feita com perfil de led e spots.
Sanca iluminada, pendente e spots como iluminação na imagem acima.
Iluminação indireta nos cortineiros, sanca iluminada e iluminação focal através de spots.